Conectado como:
filler@godaddy.com
A sauna apareceu há cerca de nove mil anos, criada por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história. Atualmente, existem 2,2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes na Finlândia”, afirma o antropólogo Juha Pentikäinen, da Universidade de Helsinque, na Finlândia.
A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.Mas, foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco. Entre todos esses povos, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo.
Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito.
A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.
Água Fria
A água fria excita fortemente a sensibilidade periférica, e a excitação experimentada é levada, por via centrípeta, até os centros corticais, produzindo diversos reflexos, dos quais para nós os mais interessantes ocorrem na periferia, nos vasos superficiais e nos órgãos subjacentes, na pele.
O sistema nervoso sensitivo, excitado na totalidade das suas ramificações periféricas, é estimulado e melhorado nas suas funções, produzindo, no indivíduo, uma sensação de bem estar, e a pessoa se sente reanimada, alegre disposta para o trabalho. O sistema nervoso recupera o seu tom. Por isso se pode dizer que a água fria é um tônico para o sistema nervoso. A aplicação de água fria ao corpo ao mesmo tempo tônica e sedativa, regulariza as funções nervosas e é indicada na luxação.
Água Quente
Há fortes indicações de que os asiáticos começaram e difundiram a prática em aproximadamente 2400 aC. O Ofurô é um tipo de banheira feita no Japão para o usuário tomar banho com temperatura da água entre os 36 e 40°C. Seu maior benefício é a limpeza de pele e descontração muscular. No Brasil o clima predominante (tropical) não permite temperaturas tão elevadas, deve-se realizar hidroterapia em torno de 30 °C - 32 °C, para que haja um relaxamento do músculo e aumento de flexibilidade sem lesionar a pele com queimaduras.
O banho quente seguido de água fria (contraste) está associado à efeitos vasculares e condicionamentos da hemodinâmica, segundo os naturopatas. Alguns autores consideram que a crença de que a saúde depende da manutenção no corpo de um equilíbrio de térmico, e que excesso de insultos térmicos quentes ou frios, que perturbam esse equilíbrio, leva à doença, tem origem diversa (inclusive na América Latina) e não apenas na antiga medicina humoral da Grécia clássica.
O protocolo inicia na sauna, com uma esfoliação corporal, em seguinda uma espuma hifratante para higiene e hidratação da pele.
Nossos clientes são importantes para nós. Ficaríamos contentes em receber a sua visita.
Atencimento 24 horas
Rua Dona Antônia De Queirós,51 - São Paulo - São Paulo, 01307-012, Brazil
11 98716-8477 CNPJ: 49.016..370/0001-06